Opinião e a Multidão, A

Autor(s) Gabriel Tarde

12.90 11.61 -10%

Editora: Quimera Editores
Ano: 2021
Nº Páginas: 180
Peso: 0.180 Kg
Dimensões: 200x130x10 mm
ISBN: 9789725892589
Categoria(s) Sociologia
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

Em finais do século XIX, a teoria social europeia dedica-se à interpretação dos fenómenos colectivos, originando uma nova disciplina: a «psicologia das multidões». Os seus fundadores, representantes autorizados pertencentes às ciências francesa e italiana, rapidamente encontram um eco muito grande em toda a Europa.

As pesquisas sobre a natureza a as lógicas da acção colectiva de imediato resultam numa teoria crítica da democracia eleitoral: na era das multidões, a democracia anuncia tempos da irracionalidade e da violência.

É precisamente GABRIEL TARDE quem, construindo uma teoria dos sistemas sociais modernos, fundada já não na noção de «multidão» mas no conceito de «público», virá propor o primeiro discurso alternativo acerca das condições e do devir de uma actividade política de massa não violenta e equilibrada. Simultaneamente, este seu livro irá servir de ponto de partida para uma nova tradição teórica. De Eugène Dupréel a Jean Stoetzel, passando pela ciência social americana, esta obra está na origem dos modernos estudos sobre a opinião pública.