Benfica - Fenómeno Social e Cultural

Autor(s) Ana De Sousa

14.90 13.41 -10%

Editora: Quimera Editores
Ano: 2014
Nº Páginas: 256
Peso: 0.500 Kg
Dimensões: 160x230 mm
ISBN: 9789725892473
Categoria(s) Sociologia , Antropologia , Interesse geral , Interesse geral
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

“Herdámos algo tão grande, como é o Benfica, que temos a obrigação de manter e melhorar o que recebemos. É por isso que as Casas do Benfica são fundamentais, porque é desta enorme rede de “embaixadas” do Clube que o sentimento de pertença, os valores e a nossa história, vão passando de geração em geração.
Esta tese aqui apresentada pela Doutora Ana Sousa demonstra isso mesmo. Demonstra o fantástico trabalho realizado pelas Casas do Benfica sendo tal como diz a tese um fenómeno social dado o que estas representam para os habitantes que servem.
O Sport Lisboa e Benfica só tem a ganhar com este estudo, todos nós benfiquistas devemos estar orgulhosos de uma Tese de Doutoramento ter sido tão aplaudida pelo júri aquando da apresentação e onde tive um enorme prazer em também estar presente.”

Luís Filipe Vieira
Presidente do Sport Lisboa e Benfica


“O Sport Lisboa e Benfica sente-se honrado por as suas Casas, Filiais e Delegações, terem sido objecto de um trabalho de tão grande relevância cultural e científica.
Sem dúvida que muito nos honra o pioneirismo deste trabalho, bem como o interesse e relevância de uma investigação Universitária por um sector tão característico e popular do SLB!
Bem haja, Professora Ana Sousa, por ter escolhido para a sua Tese de Doutoramento, a investigação sobre as Casas do SLB.”

Domingos Almeida Lima
Vice- Presidente do Sport Lisboa e Benfica para as Casas e Modalidades



As Organizações Desportivas desempenham um papel decisivo enquanto agentes de socialização na sociedade e sua ligação aos seus adeptos e associados.
Esta Obra apresenta-se como uma síntese de uma tese de doutoramento realizada em Educação na Universidade Lusófona que teve como foco geral de estudo, a Organização Desportiva Sport Lisboa e Benfica e, em particular, a realização de uma investigação empírica junto das Casas do Benfica.
A questão central que se pretendeu aferir nesta investigação foi analisar qual o papel social e uso das Casas do Benfica e de que forma, contribuem para o desenvolvimento da Organização Desportiva Sport Lisboa e Benfica. Teve como objectivo principal conhecer e descrever a realidade do fenómeno social e cultural das Casas do Benfica bem como, os níveis de identidade clubística, associações e lealdade à marca pelos seus frequentadores que fazem parte da Organização Desportiva que, em Portugal, tem mais associados, adeptos e casas. E que é uma das mais importantes marcas portuguesas, quer em termos de representatividade, seu valor institucional e comercial, mas também, de valor social e cultural, como é o caso do Sport Lisboa e Benfica.
Através da realização de um inquérito, por questionário, junto de uma amostra representativa dos frequentadores das Casas do Benfica, concluiu-se que têm um elevado papel social e cultural na sociedade, bem como potenciam o sentido de identidade clubística, através de um forte valor à Marca Benfica, através das suas associações e lealdade, tornando-se decisivas para a sustentação atual do clube, mas também, contribuindo decisivamente para a valorização e desenvolvimento do valor de marca da principal Organização Desportiva em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica.